Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Sporting 0 - Belenenses 0 (mais pozinhos sobre o futuro campeão...)

Domingo, 04.10.09

 

 

Como não deve ser difícil de perceber, hoje não é um bom dia para falar sobre futebol, muito menos sobre o meu Sporting. A equipa joga sobre brasas, a bola toca no pé e parece que embateu numa mola, sobretudo quando Djaló tenta desesperadamente efectuar o gesto técnico básico de receber a bola sem que ela tenha que se afastar 4 metros para além do seu pé. A irritação com que assiti à segunda parte do jogo (chegaram 45m) até me faz escrever à Saramago, de um só fôlego.

 

Depois é sentir que o problema, além de técnico, é sobretudo uma questão de confiança. Onze tipos que se juntam para jogar à bola têm que fazê-lo com um mínimo de prazer, e não como sofredores vendedores de seguros que sabem que o seu ganha pão depende de uma comissão de venda. Porra pá, vocês fazem o que todos nós pagávamos para fazer, vivem da bola! Se há uns assobios da bancada isso não pode ser motivo para que a angústia vos tolha as ideias e as qualidades, não podem encolher-se quando se devem agigantar.

 

 

Depois, há os pequenos pormenores. Quando um tipo pensa que há golos que são impossíveis de falhar aparece o Postiga a desmentir-nos. O Angulo que tem pinta de boa gente e de futebolista acabado mas em quem o Paulo vai insistir até nos levar ao desespero. O Caicedo que está a subir e a mostrar que não é um armário tosco, mas que não entra de início. O eclipse do Liedson, o Moutinho que além de chamar puta à bola pouco fez para levar o barco a bom porto.

 

O Senhor presidente Bettencourt entrou cheio de gás, com promessas de novos tempos e investimentos. Numa empresa, numa casa de família, quem manda e muda os ventos é o chefe máximo ou o pai de família. Está à espera de quê, Senhor Presidente? Chegou a hora de mostrar que é uma mais valia e não mais um que chegou lá e embatucou com o peso da responsabilidade e da história do clube. Acorde, homem!

 

 

O Porto joga futebol à séria. E bastaram-lhe-lhe 45 minutos para ganhar o jogo contra um interessante Olhanense, que joga para a frente com gosto. Falcão e Álvaro Pereira, serão estes dois jogadores que não deixarão o Benfica ser campeão. Porque o Benfica falhou as suas contratações, porque o Porto os aproveitou com os frutos que estão à vista. Ou a diferença entre Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por bolaseletras às 22:02


21 comentários

De Bruno Custódio a 04.10.2009 às 22:49

Esta época está a correr-nos mesmo muito mal......
Só por curiosidade, porque é que meteste Sporting 1 - Belenenses 1 no título do post?

De bolaseletras a 04.10.2009 às 23:15

Obrigado Bruno...foi mesmo por distracção, ou pelo efeito de tanta asneira da equipa:) Vou já corrigir.

De Anónimo a 05.10.2009 às 08:39

Na tentativa de esquecer o fraco desempenho da equipa de futebol, podia escrever acerca da vitória do SCP na Superleague Fórmula, no circuito de Monza.
Muito mais interessante.

De Anónimo a 05.10.2009 às 17:37

a pedido de várias familias: "este coment dava um post..." um texto de 2005, mas intemporal,e que assenta que nem uma luva aos tempos que correm( ou não fosse o Natal sempre que o sbordem quiser!). Aqui vai:
Queria a toda a força que o Sporting ganhasse ao CSKA. Com a mesma força com que queria que o Fernando Rosas tivesse sido eleito Papa; que o Bush pusesse termo à gastronomia portuguesa e só houvesse, no território nacional, McDonalds para comer e que Sinatra tivesse tido a voz do vocalista da Ala dos Namorados. Já sabia que o Sporting não ia ganhar porque, Dostoievski por Tolstoy, a tragédia russa é uma farsa francesa de Feydeau ao pé da tragédia profunda do Sporting. A Russia nunca tinha ganho um troféu europeu e este destino animava a a alma russa, dando-lhe o desalento essencial que é como dioxido de carbono para ela. O Sporting consegui dar-lhe três garrafas cheiinhas de oxigénio, entontecendo os pobres coitados das estepes. Só o Sporting conseguiria tal efeito. É certo, talvez, que o Benfica também perdeu com o CSKA. Mas os jogadores do Benfica, de tão presunçosos e "cool", acham que sair dos balneários e deixarem-se admirar pela multidão já é uma grande vitória. Mexem-se mais- e são mais aguerridos- ao espelho do alfaiate do que em campo. Ganham sempre e têm a certeza dum lugar no céu por se sujeitarem a partilhar uma bola com outra equipa(iaque...!). Enfim, é outra psicose. Porventura mais grave até-mas épica e até alegre. Daquelas que os psiquiatras preferem não tratar, por ser tão belo o problema e fazer tanto bem aos doentes.
Mas o Sporting sofre de mal pior- e incurável. Tal como o nome inglês que Têm, são "losers". Não digo que não sejam portugueses. Sim, são.
São o Fado, a tragédia maritima, o "Desterrado" de Soares dos Passos, o genialmente apelidado centro comercial Alvaláxia(12 cinemas excelentese,até à data, nem um unico espectador).
Assim como os lusitanos tomaram o nome do filho de Baco(deus dos jogos, divertimentos, da volúpia e do teatro) ,dando origem aos "lusos" de Camões e aos "lusitos" da Mocidade Portuguesa, os sportinguistastomaram o nome de "loser". Nós somos os lusitos-eles são luseiritos. Perdem.Perdem muito, pobrezitos.
É altura chegada de explicar porquê. Estarei a revelar um segredo de vestutos benfiquistas-mas não me importo. Aquela boa rapaziada não merece continuar na escuridão quanto às origens.
A verdade é que o "Sporting" foi inventado às duas e meia da manhã no restaurante Tavares por quatro benfiquistas bem barbudos e regados-como piada. E, dada a alcoolização dos convivas, não espantará que tenha sido uma má piada.
"Ouve lá", disse um dos jantarantes,"o que tinha graça era criarmos outro clube de futebol aqui em Lisboa para a malta se rir um bocadinho..."
Os outros, que não tinham mostrado misericórdia menor no conhaque, logo aderiram, entrando naquele delirio que é próprio das grandes bubas-com a notavél diferença que nenhum se arrependeu no dia seguinte. Aliás, que eu tenha conhecimento, nenhum benfiquista até hoje.
"Podiamos dar-lhes um nome inglês, para ser mais ridiculo..."disse outro, esvaziando o cálice com a rapidez que é própria do processo criativo.
"B-b-boa ideia", interveio outro,acrescentando(como era um pouco "gay"): " E um equipamento de equipa de râguebi ou colégio inglês, às listas...verdes talvez..."
Todos se riram muito e concordaram que assim se havia de fardar a anedota."Como um toldo da praia de Cascais, estás tu a dizer?",indagou um.Echatamente, mache maiche de praia inglecha,tipo Brighton",rechepondeu o proponente.
O filólogo dentre eles,membro proposto para a Sociedade de Lingua Portuguesa(embora repetidamente rejeitado) disse logo que as três palavras mais inglesas eram "sporting","racing" e"yatching".
Recomendou a ultima palavra mas os amigos, estando tão bêbados, só ouviram a primeira palavra:"É isso mesmo-Sporting!"
Outro disse logo:" E quando jogássemos com os desgraçados poderia chamar-se..."
Aqui parou para se rir, porque é próprio de quem bebeu de mais achar graça ao que lhe vai saindo da cartola.
"Poderia chamar-se... 'derby'!"
Foi a risota geral. O mais "gay" ainda sugeriu que os jogadores do "Sporting" usassem sempre um chapeu de coco e trouxessem a ultima edição do "The Times" debaixo dos braços esquerdos.
continua...

De bolaseletras a 05.10.2009 às 18:47

Hummm...muito forçadito, mas para gostos menos exigentes poderá servir. Bom esforço.

De Anónimo a 05.10.2009 às 18:49

Mas, num acesso de sobriedae, a medida foi considerada excessiva. "E um guarda-chuva? É que chove muito em Lisboa..."
"Não...não...", acenaram os amigos, afastando a garrafa de conhaque das beiranças do homem-um pouco hipocritamente, porque a ideia agradou-lhes bastante.
O filólogo ainda alertou para o facto de "Sporting", em portugues, dever escrever-se "Espórtem" mas os comensais perceberam mal e começaram logo a fazer más piadas, do género "Deixa lá, meu caro Anacleto, que a gente exporta-os logo que deixarem de ter graça" e "Se houver quem os compre..."
Ainda se discutiu, brevemente, como se chamariam os adeptos. O filólogo fez ver que "sportinguistas" fazia tanto sentido como "racinguistas" ou "yatchinguistas" mas os outros, toldados, acharam bem e riram-se muito.
Veio mais uma garrafa de bom conhaque. Os empregados do Tavares já estavam de pijama e o numero de vassouras encostadas à cristaleira já era avassalador(por se acreditar, à altura, que tal manobra mandaria os hóspedes indesejados para casa).
Eis que o mais bem disposto sugeriu que o estádio deste "Sporting" ficasse humilhantemente perto do Estádio da Luz, mas fosse mais pequenino e obrigado a dar concertos rock para pagar a rega da relva(isto apesar de não haver rock na altura o que demonstra a presciência destes quatro bricalhões- mas atenção, sábios).
O mais parvo, que à parte rir-se e beber só respirava, espantou todos com uma exclamação:"Havia de ficar ao pé daquela casa de frangos, para que a baliza ficasse abençoada..."
A medida foi adoptada. A hora já era tardia e os empregados do Tavares já tinham feito autênticas obras de arte com a maneira de montar inumeras mesas e cadeiras umas em cima das outras, até riscarem o próprio, venerando tecto.
E assim nasceu o Sporting. Aplicando a lingua do clube, foi um "practical joke". Aliás, no seculobXXI, "Practical Jokers de Lisbon" poderia ser um bom nome para o clube, caso queira ajudar a esquecer o passado.
Seguindo a origem inglesa, os esportinguistas, tendo falhada na veia lusa, acertaram em cheio na "loser". Parecendo agora que vou dizer mal dos nossos intrépidos luseiros, vou elogiá-los. "Luseiros" é um nome que, para quem esteja mal informado ou seja uma simples besta, até nem envergonha, por invocar a luminosidade; a luz do Glorioso estádio e o rubor vitorioso dos lampiões.
Os esportinguistas não são "losers" no sentido americano.
São luseiros genuinos. É verdade que perdem muito. Mas esfalfam-se. Correm como doidos.
Aplicam-se denodadamente mesmo quando já vão tres na bilha e só faltam 20segundos. Nunca desistem, tal é o brio em perder.
São artistas da derrota, luseiros de primeiro. Marcam primeiro;o jogo parece ganho mas,graças a não sei que artes, acabam sempre por alcançar o objectivo. Chegam a jogar muito bem-estão provavelmente entre as melhores 50 equipas portuguesas. E podem melhorar. Os jogadores vão a todas. Esgotam-se fisicamente. Enquanto outras equipas se contentam com um florilégio de tornozelo, os jogadores do Sporting comportam-se conforme os principios( e digo isto sem ironia)mais nobres do desporto ingles: o importante não é ganhar.É jogar; participar;fazer o melhor que se podee, sobretudo perder.
Não é possivel, sem ajuda, que uma equipa tenha tanto azar como os lagartos. Vez após vez, conseguem perder e empatar jogos. Contratarão orixás banidos que lhes polvilhem o relvado de pregas? Sem duvida.
Mas ganhar é-lhes repugnante. O Sporting é uma preciosa antiquidade-daí a invenção no Tavares-que nos mostra que não basta o esforço insano;a qualidade tecnica;a indómita resitencia à falta de sorte.
Não. Para se ser luseiro, é preciso uma mentalidade, mais do que Zen, que é uma forma britanica de boa-educação. Em portugues parolo:" Deixa lá os outros gajos ganhar,para não ficarem chateados. O pessoal mata-se; eles limitam-se a tomar chá- mas que por amor de Deus, levem a Taça."
As direcções dos lagartos foram sempre impecaveis. Desconfio que chegam a "descomprar" os arbitros, caso sejam favorecidos e impeçam as derrotas injustas e imorais em que se viciaram: "Toma lá mil contospara não veres as faltas evidentes dos nossos adversários"
Os adeptos são os melhores do mundo.
(...continua ... ...)

De Anónimo a 05.10.2009 às 19:21

enquanto os outros amaldiçoam o clube quando perdem , os lagartos aceitam as derrotas filosoficamente e são magnanimes.
Eles gostam é de poder ver jogar à bola, em que uma das equipas tenha camisas às riscas verdes e brancas( são coisas)- e é esse espirito amador, verazmente leonino, que aquece o coração de quem os vence.
Os luseiros não são uma equipa de equipa de futebol-são uma lição de moral.
Desunham-se por uma unica razão: para que seja mais saborosa a vitória dos adversários. É verdade que, contra o Benfica, por razões Freudianas(o tal jantar embriagado no Tavares), às vezes tentam atipicamente ganhar. É natural. Bem faz o Benfica, culpadissimo, em permitir-lhes façanha tal. Ninguem vive sem um minimo de felicidade-está escrito.
Aqui há uns 35anos a revista "Seculo Ilustrado", promoveu um concurso em que oferecia uma iogurteira a quem fosse capaz de adivinhar as sete letras do seguinte desafio: "- do sporting". A população inteira escreveu nos cupões a palavra "Coitado". E dez milhões ganharam, explicando assim porque não há lar portugues sem uma iogurteira e o "Seculo Ilustrado" foi á falência.
Nem todas as noticias são ~´as, nem todas as cronicas são desiludidas.
Este elogio do luseirismo dos luseiros do "Sporting" deverá ser visto, antes como uma mordaz e particularmente severa crítica á nossa ganancia de ganhar.

p.s.- espero que os meus bons amigos afligidos pelo sportinguismo compreedam que isto tudo foi um exercicio de humor, embora com um profundo, cavernoso até, fundo de verdade.

M.E.C em 27.05.2005

espero que gostes mané
abraço,
P.C.

De bolaseletras a 05.10.2009 às 19:43

Pedro,

Essa foi a fase branca do MEC. A inflamação nas narinas prejudicou-lhe o funcionamento do cérebro!

De Anónimo a 05.10.2009 às 23:01

fase branca?
branca=luz
Luz=Catedral
Catedral=Glorioso
Glorioso=Maior Clube do Mundo !!!
em mais 3pontos trazidos da capital do movel



Prometo que posto um comment sobre " O Maior Clube do Mundo" quando o meu Benfica for a Alvalade golear com hat-trick desse adoravel miudo de seu nome Martins... Carlos Martins...!

mais um vodka prá testar...
corro peste...
corro buda...
e o Benfica...
a golear!....







" DEMASIADO FIEIS PARA DESISTIR"

De Anónimo a 05.10.2009 às 23:42

Gosto do seu post acerca do "chileno morto" no dia da grande vitória do GLORIOSO na capital do móvel (sempre pensei que fosse em alfragide , no ikea ).

A isso chama-se atirar poeira para os olhos ou o silêncio dos inocentes?

De bolaseletras a 05.10.2009 às 23:51

Sugestão para o anónimo visitante: se quer ler sobre o seu Benfica e sobre os seus impressionantes feitos, porque não faz um blogue de sua autoria para falar sobre o seu clube? Se me permite, eu falo sobre o que quiser no meu blogue. Pode também, assim preferindo, ir pregar para outra freguesia que goste de falar sobre o Benfica.

De bolaseletras a 05.10.2009 às 23:49

Inspiradíssima associação, mano. Este ano acho que vou dedicar o blogue às letras e esquecer as bolas, quer-me parecer...quanto a isso do Carlos Martins, com os milagres de Jesus já acredito em tudo!

De Anónimo a 06.10.2009 às 00:22

mané "por causa das coisas"( se não conheces eu empresto... e sim á do mec...), vai sair uma compilação de toda a poesia do manuel alegre, publicada pela D.Quixote. Obrigatória para quem gosta de letras... e bolas não é que que a capa é vermelha...
ora bolas...
ora letras...
como diria a outra...
não há coincidencias...

De bolaseletras a 06.10.2009 às 21:21

O poeta alegre?? Nã, não entra nas minhas preferências...nem com capa verde!

De semprescp a 06.10.2009 às 10:42

Caro bolas e letras:
Fica um conselho...seleccione os comentários que são publicados aqui no seu blogue.
Elimine este anónimo que mais parece obsecado com o nosso Sporting do que com o clube dele.
É engraçado vê-los emergir de debaixo das pedras...mas o tempo é amigo e eu sou paciente...cá estarei, não para gozar ou ridicularizar, pois a diferença entre nós e os outros está nisso mesmo, mas para poder olhar bem para baixo e vê-los voltar com o rabo entre as pernas para de baixo das pedras...onde eles pertencem.
Saudações leoninas para si e para todos aqueles que gostam e respeitam o seu blogue.
Continue...sou presença diária ;)
Ass: Leoa Ferrenha

De bolaseletras a 06.10.2009 às 21:24

Amiga leoa,

Deixe-os andar, deixe-os vociferar enquanto andam na mó de cima. Somos um clube diferente, ouçamos as vozes dos nossos inimigos e combatamo-los com palavras e argumentos, não com o silêncio. Continue a participar nesta luta, amiga leoa assanhada!

Bjs

De semprescp a 07.10.2009 às 09:20

só uma correcção...sou leoa ferrenha e não assanhada

Saudações leoninas

De bolaseletras a 07.10.2009 às 10:40

LOL

Peço desculpa, leoa ferrenha, foi um erro de simpatia;)

De semprescp a 06.10.2009 às 10:44

...o tempo que esta gente dedica ao meu SPORTING CLUBE DE PORTUGAL...Obrigada

De Anónimo a 06.10.2009 às 19:34

Confirma-se que o SCP é um clube diferente, até na escolta policial que permite a jogadores e dirigentes sair do estádio sem levar uns tabefes dos adeptos, também eles diferentes.

De bolaseletras a 06.10.2009 às 21:25

Epá, nem na mó de cima você larga o osso! Ou, se calhar, mais do que as alegrias do seu clube, o que o motiva são as tristezas do Sporting. Triste...

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor




Flag counter (desde 15-06-2010)

free counters


favorito


links

Best of the best - Imperdíveis

Bola, livres directos & foras de jogo

Favoritos - Segunda vaga

Cool, chique & trendy

Livros, letras & afins

Cinema, fitas & curtas

Radio & Grafonolas

Top disco do Miguelinho

Política, asfixias & liberdades

Justiça & Direito

Media, jornais & pasquins

Fora de portas, estrangeirices & resto do mundo

Mulheres, amor & sexo

Humor, sorrisos & gargalhadas

Tintos, brancos & verdes

Restaurantes, tascas & petiscos

Cartoons, BD e artes várias

Fotografia & olhares

Pais & Filhos


arquivos

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D

pesquisar

Pesquisar no Blog