Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



F.C. Porto 3 - S.L. Benfica 1

Domingo, 02.05.10

 

 

Antes do início do jogo pus-me a reflectir sobre a importância relativa deste jogo para os dois contendores. O Porto, em defesa da sua honra e de toda uma mística guerreira que pertence aos genes do clube, não queria, naturalmente, entregar de mão beijada o título ao Benfica em pleno Estádio do Dragão. Para o Benfica poder-se-ia pensar que o que estava em causa era ganhar o título neste jogo ou apenas adiá-lo para a semana. Não, neste jogo o Benfica tinha em jogo a verdade deste campeonato: jogar bem e ganhar (ou empatar) limpo e sem ajudas externas ao rectângulo de jogo seria a forma de dizer que o título era merecido, que a glória não chegara por via dos túneis ou das dúbias arbitragens como acusam os seus adversários. Em parte incluo-me na turba que afirma que a vida do Benfica foi facilitada por esses factores no ano que passou, independentemente do mérito futebolístico da equipa. Neste jogo estava em jogo, afinal, a afirmação inequívoca de um campeão. 

 

Terminado agora o jogo, o que fica? Que o Benfica não confirmou que é melhor que o F.C.Porto, que não tem ainda estofo que permita considerar que é um campeão justo, que, pior que tudo, as decisões de arbitragem estranhas e temerárias vão sempre em seu favor. Benquerença fez uma arbitragem incompetente, por vezes prejudicando o Benfica, mas, no momento em que expulsa Fucile aos 60 minutos, por uma queda normalíssima que interpreta como simulação, deixa todas as desconfianças em aberto. É precisa muita temeridade para estragar um jogo decisivo desta forma num lance tão pouco claro. E, não variando, o Benfica é o beneficiado. Ainda assim, o Benfica em superioridade numérica não se conseguiu impor, não mostrou vontade e capacidade de campeão. A garra e a competência foram todas do Porto. Jesus não tirou nenhum coelho da cartola, pôs sim a viola no saco.

 

 

 

Quanto a destaques individuais no Benfica gostei sobretudo da dinâmica de Saviola. Ainda sem grande ritmo, mostrou que foi ele a grande força do Benfica neste campeonato. Durante a sua ausência o Benfica perdeu gás, e agora, ainda sem ritmo, foi mesmo assim a maior força da equipa. Maxi Pereira incansável mas o resto da equipa cansada. O medo também pairou por uma equipa que pareceu pouco convencida do seu valor. Quanto ao Porto o grande destaque foi a equipa. Sempre achei que seria muito difícil que o Porto permitisse o erguer da taça pelo adversário no seu terreno. Independentemente dos problemas desta época, é uma equipa com personalidade, garra e com bons jogadores. Bruno Alves um portento de força e vontade, Belluschi um jogador intermitente mas com excelentes e decisivos pormenores, Álvaro Pereira um fortíssimo lateral e Beto um guarda-redes de selecção.

 

Agora, para a última jornada, que esperar? Creio que será muito difícil, mesmo sem Javi Garcia, Di Maria e Fábio Coentrão, o Benfica não ser campeão na Luz contra o Rio Ave. Mesmo com o medo a pairar como sucedeu hoje, será obrigatória essa vermelhusca consagração. Nem que seja à força do apito, vermelho, pois claro.

 

 

 

p.s. - Não vi o meu Sporting, troquei-o pelo jogo do título. Espero que para o ano não precise de mudar de canal para sentir a emoção da disputa, o sal do futebol. A derrota em casa perante a Naval é mais uma tristeza de um ano triste. Não tenho grandes expectativas para o próximo ano. É pena, espero que não seja sina incontornável.

  

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por bolaseletras às 22:22


29 comentários

De Ricardo a 03.05.2010 às 00:09

Então o Benfica foi beneficiado neste jogo??? Sois tristes todos vós. O Porto não provou, nada. O Porto jogou motivado pelo ódio e isso não prova nada.

De Ricardo a 03.05.2010 às 00:17

Uma coisa que eu acho muito bonita no futebol é ter respeito pelo adversário. Acho espantoso e uma incrivel demonstração de fair play quando, dois gandulos que acabaram de andar à porrada, se cumprimentem no final - falo das lutas do UFC. Isso é bonito. Gajos que tratem as pessoas de outro clube por vermelhuscos não me me merecem consideração. Cresça.

De luis a 03.05.2010 às 00:39

Que tremenda paneleirice que para aqui vai neste post, vens pra internet falar mal dos outros quando o teu ''assumido e presumível'' clube é uma miséria e perdeu com a naval hj por 1-0.. vê lá mas é se cresces e paras de inventar coisas que não existem e analisa lá bem os critérios que utilizas para falar dos outros, principalmente do Glorioso!

''Bruno Alves um portento de força e vontade''--> este é o jogador com a forma de jogar mais porca que já tive oportunidade de assistir, a forma como joga a bola sempre a procura de contacto físico para dar a sua 'cacetada' habitual. Para este caso sim, pode dizer-se k houve dualidade de critérios, já que nem um amarelo levou depois de ter dado tanta porrada em jogo! (sem falar em outros jogadores 'porcos', que acho existir no SLB também)

De João Antunes a 03.05.2010 às 00:40

Parabéns. Excelente e séria análise, feita por alguém que está de fora da contenda.

De cavacas a 03.05.2010 às 00:49

tu és é um burro vestido de certeza,então queres com isto dizer que o porto é melhor que o benfica quando estamos quase uma dezena de pontos ha frente?so pk ganhou um jogo?o benfica com a equipa b deu 3 ao porto ha poucos dias,é que parecendo que não uma final é muito diferente de um jogo de campeonato,apenas adiamos a festa e muito merecida do titulo para a semana,enquanto o porto vai ganhar um saco de batatas,e o teu sporting um cabaz de fruta tropical... e mais te digo eramos ja hoje campeoes se o braga não fosse favorecido todas as jornadas...pensa antes de falar.

De cavacas a 03.05.2010 às 00:51

e mais te digo meu menino é muito triste tirar o mérito de quem o tem e merece,por estar frustrado com as belas exebiçoes do teu clube.fizeste sim uma analise de quem está com uma dor de cotovelo do caralho.

De Ricard a 03.05.2010 às 00:57

O Porto jogou motivado por odio e isso não vale nada? Que raio significa isso?
O Benfica foi beneficiado desde a não-expulsão do Luisão até ao expulsão do Fucile. Mas na verdade isso não importou, o Benfica perdeu na mesma.
O Porto foi claramente melhor que o Benfica mesmo com menos 1. O benfica mostrou pouco hoje. A principal oportunidade do Benfica foi a do Di Maria, depois disso pouco mais...
Não gostei da falta de fair-play demonstrada por muitos adeptos do meu clube tanto durante a semana como durante o jogo. Só espero que agora os benfiquistas também saibam perder e não comecem com desculpas. Vão ser campeões mas hoje não jogaram como campeões.

De S10 a 03.05.2010 às 01:35

E no próximo domingo não joga fucile porque foi expulso, mas o luisão que agrediu bellushi na cara e maxi pereira pela rasteira com o braço a alvaro pereira que seguia isolado também deviam ter visto o vermelho.

De S10 a 03.05.2010 às 01:42

Benfica melhor que o Porto??
Onde? mas o benfica ja é campeao? eu acho que pur agora o tetracampeao somos nos. e para não falar nos ultimos 15 anos que domina mos por completo, mas para o ano o campeao volta a erguer o trofeu, sem jogadores sem jogar 15 jogos injustamente

De cavacas a 03.05.2010 às 01:47

não ainda na é campeão,o porto é que vai ser... já te esqueceste das 3 bujardas de ha uns dias e adivinha... foi para levantar um troféu que na tens ahahahahahahhahah

De S10 a 03.05.2010 às 02:01

é por isso que o vosso clube ganha 1 campeonato em 15 anos, porque ganham uma taça com um nome de uma cerveja e ficam todos contentes, a mim preocupa me mais alem do campeonato a taça de portugal e a surpertaça que vamos ganhar e ja ganha mos este ano.
e lembra-te para o ano o tetracampeao esta de volta, pois alem dos socios do porto ninguem sabe o que é o espirito e a garra deste campeao, que ontem com menos 1 jogador marca mos mais 2 golos. isto foi a demonstraçao essa uniao e espirito de equipa que nos leva a conquistar penta campeonatos e tetracampeonatos, coisa que mais nenhum portugues foi. mas voces sao os maiores

De cavacas a 03.05.2010 às 02:16

meu amigo vive o presente pk se fores falar de passado então aí é que estás completamente enterrado comparado connosco...sabes quantas vezes já fui campeão?ou queres que te faça um desenho?sabes quantas finais da liga dos campeões europeus tem o benfica?sabes quantos associados temos?somos o clube com mais socios do mundo meu amigo,nem real nem manchester,e o porto pior ainda... por isso vamos apenas falar do presente, e o presente é um campeonato de excelencia do benfica,perdeu é verdade,e se tu fosses um veradadeiro adepto do BOM futebol dizias que o benfica apesar de não ser o teu clube é o justo campeão, assim como o porto foi no seu tetra.

De Antonio Soares a 03.05.2010 às 11:49

"Quantas vezes fui campeão?", "finais europeias do Benfica?".....Eu pergunto...quantas vezes viste o Benfica a ser campeão?? ... quantas finais Europeias viste o Benfica vencer?? Isso do clube com mais sócios do Mundo foi uma treta que o vosso presidente inventou para esconder os insucessos do vosso clube e digamos....resultou! ..

pontos assentes:

1º O Porto, é o unico clube com um penta campeonato e com DOIS tetras ( existe um clube com um tetra...mas adivinha, não é o teu!)

2º O Porto é o clube Português com mais presenças na prova de clubes mais importante do mundo e é a par com o Man. Utd, o clube com mais presenças na prova.

3º O Porto é o clube com mais títulos internacionais em Portugal!

4º Eu vi o meu clube a ganhar isso tudo..vivi os festejos de ganhar uma Taça Uefa...Uma Liga dos Campeões, os Tetra, Os tri...O PENTA! A Intercontinental...

Podes dizer a mesma coisa?

De Anónimo a 03.05.2010 às 03:30

As conclusões que tira de um só jogo não é de espantar, vendo pelos seus comentários diria que pertence à elite dos ANTIBENFICA ou seja dos com grande dor de corno.
As escutas sobre o sr. pinto da costa são o quê ?
Será que também foram os arbitros a ajudar o benfica ?
Nada daquilo conta como verdade ?
Ou será que o facciosismo é de tal forma grande que o deixa cego ou melhor a olhar para o que lhe convém.
Será que nestes últimos 20 anos os campeonatos para o Porto foram sempre ganhos dentro do rectângulo de jogo ?
Mas com ódio de estimação que tem pelo BENFICA priva-o de ver certas verdades.
Boa sorte para a próxima época......

Comentar post


Pág. 1/3





mais sobre mim

foto do autor




Flag counter (desde 15-06-2010)

free counters



links

Best of the best - Imperdíveis

Bola, livres directos & foras de jogo

Favoritos - Segunda vaga

Cool, chique & trendy

Livros, letras & afins

Cinema, fitas & curtas

Radio & Grafonolas

Top disco do Miguelinho

Política, asfixias & liberdades

Justiça & Direito

Media, jornais & pasquins

Fora de portas, estrangeirices & resto do mundo

Mulheres, amor & sexo

Humor, sorrisos & gargalhadas

Tintos, brancos & verdes

Restaurantes, tascas & petiscos

Cartoons, BD e artes várias

Fotografia & olhares

Pais & Filhos


arquivos

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2011
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2010
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2009
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2008
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D

pesquisar

Pesquisar no Blog