Bolas e Letras
Era para ser sobre futebol e livros. Mas há tanto mundo mais, a mente humana dispersa-se perdidamente, o país tem tanto sobre que perorar, eu perco-me de amores bem para lá da bola e das letras: Evas, vinho, amor, amigos, cinema, viagens, eu sei lá!
Se podes olhar vê - Talvez seja melhor assim
Olhamos para esta imagem, para milhares de imagens similares e vemos o nosso presente e futuro, resignamo-nos a estes tons metálicos da chamada modernidade. Olhamos para o matagal de cimento, para o alcatrão dominador, para os cubículos espelhados que nos albergam as vidinhas e vemos-nos – somos “aquilo”, vivemos sobre aquilo, encaixamo-nos naquilo. Devíamos ver algo mais? Talvez. Talvez ver que as ruas estão praticamente desertas, que as crianças que outrora brincavam ao ar livre desapareceram, que o barulho das suas gargalhadas é agora o das buzinadelas estridentes, que o cheiro a relva molhada deu lugar ao napalm produzido pelos poderosos tubos de escape que veneramos. Talvez ver que o caminho que seguimos nos afasta daquilo que realmente somos, que o mundo que nos viu crescer já não nos verá morrer. Talvez ver que os nossos filhos dificilmente nos ouvirão se desconhecem o que vivemos. Talvez seja melhor assim – se os miúdos perceberem do que os privámos dificilmente nos perdoarão. Talvez seja melhor assim.
Autoria e outros dados (tags, etc)
Provocações em forma de Eva
Fotografia por George Whiteside
Há mulheres cuja mera existência é uma provocação. Mulheres que carregam em si o peso da sufocante beleza, da inevitabilidade de agitarem o mundo com a sua presença. Soluções? Ceder, baixar as defesas, não combater inevitabilidades. A bem da paz no mundo e da felicidade na terra.
Autoria e outros dados (tags, etc)
Se podes olhar vê
Palavras, catadupas de palavras, torrentes de letras supostamente ordenadinhas, aguaceiros incessantes de consoantes e vogais. Fala-se demais, falo demais, andamos todos a palrar muito e a observar pouco. Não falo em olhar, falo em observar, em ver, ver realmente, ir para além do que nos é apresentado. Andamos de facto a ver toda a beleza que o universo nos concedeu? Ou olhamos apenas, com os olhos vazios e marejados de preocupações que nos cegam, e perdemos tudo o que devíamos beber com os olhos e com a alma? É por estas e por outras que irá surgir uma nova e promissora série aqui no “Bolas e Letras”, a tão esperada epopeia fotográfica “Se podes olhar vê”. Mulheres, corpos, paisagens miraculosas, momentos, tragédias, um pôr-do-sol impossível, tudo caberá aqui. Andamos a precisar de parar e ver, de deter o turbilhão que nos arrasta no rio lamacento da realidade. Aproveitemos.





