Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O nevoeiro do nosso descontentamento

Domingo, 27.02.11

 

 

Sei bem que falar do jogo Nacional-Sporting recorrendo à metáfora do nevoeiro é pouco imaginativo e estilisticamente fácil. Ainda assim, não consigo fugir a esse lugar-comum. O futebol da equipa não existe, anda por ali, apático, medroso, expectante. Os jogadores aguardam o D. Sebastião que há-de surgir numa tarde de nevoeiro (lá está), perderam de vez a confiança, esbracejam para sair do pântano em que se (os) puseram. Confesso que vi o jogo aos pedaços, por entre a edição 2.000 do Expresso, a milésima risada da criança, tudo era distracção para não olhar de frente a triste imagem do meu clube. Paulo Sérgio saiu mas não levou com ele os males da equipa, como já se esperava. O problema é também de qualidade dos jogadores, da falta de um sistema de jogo consistente e de uma táctica que o ponha em prática, mas é sobretudo um dilema psicológico, um caso patológico de descrença e de desconfiança nas capacidades próprias. Poderá o Sporting reerguer-se mantendo a metade melhor desta equipa? Essa é a grande questão, não são os fundos, o nome das pessoas, os apoios de velhas glórias. É a estratégia para o futebol que conta e é essa que é essencial avaliar com pinças e inteligência.

 

 

O Benfica ganhou hoje no último segundo merecidamente. Imagino a alegria dos seus adeptos com esta vitória tão suada. Mas não os invejo e não invejo as suas vitórias. Porque me causou asco o comportamento de Jorge Jesus e de Rui Costa no banco, pressionando o árbitro, vociferando contra os adversários e o árbitro, quando o deviam fazer contra os azares do destino, a arte do guarda-redes Marcelo e as incompetências dos seus avançados. No fim do jogo, estes dois elementos aproveitaram ainda para insultar, empurrar e intimidar os jogadores adversários, como que revoltados por estes terem tido o desplante de lhes bater o pé. Se o Sporting é o espelho da actual decadência material do país, o Benfica é o espelho da podridão dos seus valores morais.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por bolaseletras às 22:09


8 comentários

De Anónimo a 01.03.2011 às 03:44

aviso prévio: este será o meu ultimo comentário no bolas e letras.
segunda nota: seguindo os teus conselhos(sempre sábios), informo que nada de Visky... para se perceber tudo!
e para celebrar a solenidade da ocasião, decidi dar a este ultimo comment um titulo! chama-se: " A Magia da Trigésima Oitava Hora" , a fazer lembrar os movies da 2.ª Guerra Mundial, mas só pela sonoridade do titulo, porque o conteúdo não tem nada a ver... como em seguida tu, e as tuas fiéis leitoras, sobretudo mais tuas do que teus( ;) ) leitores poderão comprovar. Já agora, para perceberes o titulo, conto-te pessoalmente, quando nos encontrarmos um dia destes. ha certas coisas que só se contam cara a cara... e por vezes baixinho!...
Voltemos ao aviso prévio, e ás suas razões: o teu clube esta tão em baixo, tão em baixo que não dá pica dizer-vos nada... nem piadas, nem achincalhar, nem mandar sms, nada de nada... :(
voces estão no fundo do poço e, mesmo assim, conseguem raspar a tinta lá do fundo...
então depois do jogo do rangers... só voces para perderem uma eliminatoria em casa no ultimo minuto de descontos...( confirmando o vosso adn), alias so voces para perderem uma final europeia em casa em 45 minutos... alias so voces para perderem um campeonato em casa contra o rival por 6-3(lninguem se esquece...os penalties de tinto e jeropiga no campo do hockey/arroios na av. do brasil...la fomos eu e tu, e mais uns quantos, juntos a partilhar a alegria e a magia do momento ate á entrada do estadio!...e convenientemente aí separados,para não nos vermos mais nesse dia, como tinha que ser!).
eu que no jogo do rangers estava por voces(porque sabes que simpatizo com o celtic!), e voces a fazerem-me uma desfeita daquelas pá!... só voces!.
nesse dia fui "obrigado" a celebrar num Bairro Alto apinhado de camisolas azuis(blheeeg...), bandeiras de inglaterra(blheeeg...), e canticos anti-catolicos, anti-irlandeses, anti-celtic anti-(quase)tudo o que gosto. Eu que gritei como há muito não o fazia, no domingo á tarde...quase perto da hora decente pro futebol(as 15h00 ou ás 16h00, como é evidente). nem liguei ao vosso jogo, muito menos ao resultado, assolado por uma onda de piedade(soltei um prolongado e muito baixinho desgraçados da m...),sou surpreendido e fiquei estupefacto com a segunda parte da tua crónica. surpreendido não só por desconhecimento(sai logo do estadio depois do golo do fabinho, nem vi as comemorações...muito menos a "confusão" após o apito final... devido ás obrigações profissionais...só 2.ª feira no insuportavel "dia seguinte"(ja não ha pachorra pra estes programas, nem pra jornais desportivos,nem pra entrevistas banais, para mim ver o Benfica é no estadio, seja ele a Catedral ou qualquer outro). Estupefacto pelos termos tão banais e o descer de nivel (a fazer lembrar o classico "Olhó nível..." do bairro). só sporting pra te fazer isso mané, tu não és desses pá!
asco ? espelho da podridão dos valores morais? epá! tu aí travas a carroça( ;) )...tens que levar troco! aí vai:
ready? (por acaso o lema do... rangers! só que com ! no fim... :) )
so voces para vos acontecer os episódios que te recordei... e só nós para irmos a casa do rival, ganhar um campeonato por 6a3. é que eu nesse ano tinha estado no jogo anterior...um palpitante Benfica 0-0 estrela(que por sinal faliu hoje...), com alguns socios a ssobiar(ninguem é perfeito), e o meu irmão a dizer: mano, vamos a alvalade e é pra ganhar! e fomos! e ganhámos!
bom tava eu adizer, esperei pelas imagens...achas que aquilo foi confusão? não foi bonito, mas dai a confusão...os jogadores do maritimo praticamente só defenderam, só ronha, qualquer toque uma eternidade no chão...um golo a 15 minutos do fim, um penalty roubado(mais um...), e depois o empate e o golo da vitoria a 4(!) segundos do fim...com o estadio, os adeptos e a equipa em plena comunhão ?ninguem é de ferro! e como disse o maestro não se passou nada.
eu pessoalmente não sinto asco pelo sporting... mas compreendo a excitação do momento...é o vosso adn...serem anti...anti-Benfica claro! temos pena!
muuuuuuuuuuita pena ;)
lembraste do teu gozo estampado na era do vale e ezevedo ? a aguia faz piupiu?ó Benfica ó Benfica vai ...... ?
não se deve cuspir para o ar...

De Anónimo a 01.03.2011 às 04:13

tá a ficar pro grandinho... ;)
mas tambem é o ultimo... que se lixe...
agora num registo mais humoristico:
se o sporting fosse um barco qual seria ? um bote a remos com um furo no lago do jardim do... campo grande!
no campeonato das bolas ao postre ninguem ganha ao sporting!
sabes o que aconteceu ao sporting? englasgow-se (muito boa!)
sabes da fusão entre sporting, belenenses e atletico ? o simbolo será um leão com a cruz de Cristo às costas a caminho do Calvário!(esta é para quem é de Lisboa!)
mesmo na comparação de alcunhas: voces "baptizaram-nos de lampiões! e fizeram justiça! lindo ver alvalade com as tochas vermelhas acendidas no ar e a morrerem a no tartan na superior norte do antigo jose alvalade, perante do assobio intenso do resto do estadio... :)
e por falar em estadios: alvalade so é bom para ver o Benfica, concertos e pela cor dos vossos azulejos nem perciso dizeer o resto... ;)
e mesmo a bola, sendo um jornal decadente, teve um titulo genial na 2.ªfeira: VITÓRIA DO POVO. na mouche! o Benfica tambem é isso e com orgulho... não um hobby manhoso de um qualquer visconde ocioso que falhou logo de inicio: roubou jogadores ao Benfica(falam voces da formação...),para ser um entre os maiores da europa(as voltas que ja deu no tumulo...)
para finalizar, como eu sou um gajo com fair-play(apesar do outro dizer que é uma treta...por acaso, ou talvez não... um lagarto), parabens se o Sporting ganhar na 4.º feira...um derby é um derby, you never know..
claro que espero que não, para mim tinha piada aquele sketch do rap: "quinja jero! quinja jero! quinja jero!(o Povo quando quer é lindo!e há até quem cante que o Povo é quem mais ordena, se bem que eu ache que o Povo é quem mais ordenhe!...) mas 1-0 chega para ir á final...se forem voces á final arriscam-se a perder outra vez, acho que ja chega...deixem la isso... e 1-0 na Nova Catedral, é bastante honroso!
Aquele Abraço




Pedro Costa

De bolaseletras a 01.03.2011 às 18:59

Pedro,

Já falámos sobre isto e só te posso dizer que o respeito que tenho pelos meus amigos benfiquistas é, felizmente, muito superior ao dessas duas aves raras que indiquei no meu post. O asco vai para eles e para os vossos dirigentes que vos fazem entrar em campo apenas com um português. Mas será que vocês não vêm isso, não sentem a perda de identidade? De resto, espero que cá voltes e que comentes, da discussão nasce a luz!

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor




Flag counter (desde 15-06-2010)

free counters



links

Best of the best - Imperdíveis

Bola, livres directos & foras de jogo

Favoritos - Segunda vaga

Cool, chique & trendy

Livros, letras & afins

Cinema, fitas & curtas

Radio & Grafonolas

Top disco do Miguelinho

Política, asfixias & liberdades

Justiça & Direito

Media, jornais & pasquins

Fora de portas, estrangeirices & resto do mundo

Mulheres, amor & sexo

Humor, sorrisos & gargalhadas

Tintos, brancos & verdes

Restaurantes, tascas & petiscos

Cartoons, BD e artes várias

Fotografia & olhares

Pais & Filhos


arquivos

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2011
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2010
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2009
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2008
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D

pesquisar

Pesquisar no Blog