Bolas e Letras
Era para ser sobre futebol e livros. Mas há tanto mundo mais, a mente humana dispersa-se perdidamente, o país tem tanto sobre que perorar, eu perco-me de amores bem para lá da bola e das letras: Evas, vinho, amor, amigos, cinema, viagens, eu sei lá!
A bíblia escarlate
Aproveito as mini-férias por terras algarvias e dedico-me a um jogging matinal. Uma hora depois, para terminar a jornada desportiva em beleza, nada como um cafezinho acompanhado pela lusitana bíblia desportiva. Antecipo já que seja dado grande destaque às queixas benfiquistas, mas, desta vez, a bíblia, cada vez mais vermelhusca, consegue surpreender-me. Já não são as declarações dos ultrajados senhores da nação benfiquista que preenchem as parangonas e pintalgam de escarlate indignação a primeira página. O jornal “A Bola” perde a vergonha, a noção do ridículo, a mais básica noção de isenção e respeito pelo jornalismo sério e honesto e estampa na primeira página estas duas afirmações, obra de jagunços ao serviço de 6 milhões de leitores: “Xistra decide o que estava decidido”, e, esta sim, decididamente o espelho da decadência de um jornal que se vendeu – “FC Porto não precisava deste árbitro para ser campeão por mérito”.
Os escribas da bíblia vermelhusca e, certamente, a sua Direcção que terá concordado com esta bela primeira página, afirmaram com todas as palavras que os erros do árbitro Carlos Xistra durante o Braga-Benfica tiveram como objectivo beneficiar o FC Porto. Isto sem provas, sem factos que confirmem a intenção de construir uma relação causa-efeito entre os erros de Xistra e o benefício da equipa portista. A bíblia vermelhusca acusa sem provas, ultrajada pela derrota do seu clube do coração e esquece o que é ser um jornal, o que é o jornalismo, o que foram dezenas de anos a construir uma imagem de seriedade e respeito. Na última página, Vítor Serpa confirma o delinear da conspiração não provada e atabalhoada: “Xistra não pode ter feito de propósito, porque o erro decisivo que cometeu foi demasiado óbvio e demasiado grosseiro. Deve ter lido e ouvido tudo o que se disse antes do jogo e não teve condições psicológicas para aguentar a pressão”. Terá Xistra ouvido Jesus dizer que quando treinava o Braga Xistra era muito querido pelos arsenalistas? Terão os jornalistas de “A Bola” perguntado a Jesus se quando treinava o Braga essa “inclinação” por Xistra lhe causava incómodo? Porque é que só agora Jesus veio afirmar a falta de isenção de Xistra quando estão em causa jogos do Braga? Como agente desportivo com enormes responsabilidades não deveria Jesus ter feito esse alerta para qualquer jogo em que o Braga estivesse envolvido? E aos senhores jornalistas, não ocorreram estas perguntas?
Não, não estou a defender o FC Porto e tenho poucas dúvidas que Pinto da Costa e seus comparsas deverão já ter influenciado uma boa mão cheia de árbitros. Não é isso que está em causa. Do que falo é de um jornal que esqueceu a sua razão de existir, os seus códigos éticos e deontológicos para vender mais, para satisfazer clientelas, para optar por um só lado. Porque em todos os outros jogos em que o Benfica foi beneficiado e o Sporting e o Porto prejudicados, não se escreveu na primeira página que o Benfica não precisava desses erros para alcançar o sucesso. “A Bola” como jornal sério e de referência morreu. É agora uma bíblia inquinada e escarlate.
Autoria e outros dados (tags, etc)
19 comentários
De Francisco L. a 07.03.2011 às 15:14
De bolaseletras a 07.03.2011 às 15:29
De Teresa a 07.03.2011 às 15:34
Mas há quanto tempo é que não lias aquilo com olhos de ler? E não é só a Bola...
Hoje vai ser um tom de missa de 7º dia na comunicação social de fazer dó. Nem o Sapo é imparcial. A derrota do Sporting frente ao Benfica não saía da primeira página e realçes... Até deram destaque (mais do que merecido) ao Bolas & Letras, porque dava crédito a quem o tinha; hoje é um deserto silencioso.
Temos (talvez) os media que merecemos ;).
Boas Férias! Aqui chove e troveja :D
De António Boronha a 07.03.2011 às 16:10
Abraço e boas féria, mesmo à chuva.
De bolaseletras a 07.03.2011 às 16:25
De 6 pontos de nojo a 07.03.2011 às 18:10
De aNNóNNimo a 07.03.2011 às 23:12
nunca 'a bola' teve por lá a garatujar tanto plumitivo a vestir os 'fatinhos' às risquinhas
De Marcelo Silva a 08.03.2011 às 15:39
Há muitos, muitos anos que essa porcaria de papel avermelhado com umas letras mal escritas e um deserto de ideias, é conotado com o clube dos regimes. Hoje, só está pior e já nem tem pejo nenhum em publicá-lo.
O melhor a fazer é não comprar.
Os fiéis leitores de carnide que o comprem e lhe faça bom proveito.
Não acredito que consigam perceber, mas sempre vêem os bonecos.
Abraço
De bolaseletras a 08.03.2011 às 22:15
Sabes porque escrevi este texto? Porque comecei a ler jornais com a "A Bola", há mais de 20 anos, tenho-lhe um carinho especial. É como uma punhalada, esta perda de seriedade, esta venda de valores. Sinal dos tempos...
De Dylan a 09.03.2011 às 14:29
De Rui Sousa Pinheiro a 09.03.2011 às 11:22
1ªs páginas destas só afectam as instituições que visam realçar. É muito mau perder. Mas também diga-se em abono da verdade, quem tem um administrador que foi Vice 1º Ministro do Santana Lopes, e diz alarvidades de todo o tamanho na televisão, só merece apoio deste tipo de pasquins!
De bolaseletras a 09.03.2011 às 11:38
O jornal desportivo compro-o por vezes para relaxe das meninges, nada como ler sobre tricas da bola para descansar o cérebro. Concordo contigo, para pessoas inteligentes este tipo de manchetes só mancham quem pretendem destacar. O problema é a proporção de pessoas inteligentes que leiem o pasquim...Eu estou-te a ver a acertar com as letras no Carnaval da Nazaré!
Grande abraço
De Dylan a 09.03.2011 às 14:17
"A Bola" é um jornal de referência - já nem digo no desporto - no panorama da imprensa nacional. Neste caso, o jornal aponta erros objectivos do árbitro de Castelo Branco. Talvez o que alguns meios de comunicação social não o façam por medo e subalternização.
De bolaseletras a 09.03.2011 às 15:41
Faço minhas as palavras do Marcelo, vender muito não significa vender qualidade. Se esses vultos do jornalismos desportivo que citas eram grandes, não quer dizer que os seus aprendizes o sejam.
De Marcelo Silva a 09.03.2011 às 15:31
Pode vender imenso, o que não quer dizer nada, pois também se vende muito papel higiénico.
Quantos aos nomes que refere, devem estar as voltas no caixão, pois o jornal que outrora foi deles, vendeu a alma...
Eles escreviam muito melhor do que eu escrevo e nem sequer tenho essa pretensão. E depois não sou lampião como eles eram... Graças a Deus!!!
De Anónimo a 10.03.2011 às 01:20
de resto, se quiseres uma humilde sugestão, a bola só vale a pena ler à 5a feira, dia da coluna da leonor. de resto para a informação em geral tens "O Benfica" à 6a feira e "O Diabo" à 3a feira. Tudo resto nao merece nem um segundo de atenção...
Quanto a ti Pinheiro, deves tar a brincar... tu lá conseguias ler alguma coisa... e depois os representantes do teu Fruta Cafe e Putas são duma eloquencia que assusta...
pc
De bolaseletras a 10.03.2011 às 21:17
Eu sei, com as lentes vermelhas todos os títulos da bíblia são bonitos e honestos. Antes prefiro ler o Diabo que o diabo da L. Pinhão, lá isso é verdade. Folgo em saber que te preocupas em apostar na leitura de refinados textos e pasquins jornalísticos, keep up the good work!
De Rui Sousa Pinheiro a 11.03.2011 às 16:40
De resto quanto ao meu FC Porto, todos falam, falam, mas ninguém prova nada. Entretanto nestes últimos 8 anos, já ganhamos uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e diversos campeonatos. Podem vir dizer que é a roubar e não sei que mais, mas a verdade é só uma, vais à lista de vencedores e em 2003 FC PORTO (UEFA), em 2004 FC PORTO (Champions League) ... mai nada!!!
Mano, faz-me um "like, like, like" no "feicebuqui"!!! lolol!!! Aquele abraço fraterno, extensivo ao nosso amigo Tó!!!
De Anónimo a 12.03.2011 às 10:09
quanto á leonor, é uma questão de gosto, ao menos reconheces o valor literário e o fino sentido de humor, não ?
quanto ao outro assunto, é risivel a tua amnésia... então nao ficou provado em tribunal que compraram arbitros oferencendo Fruta Cafe e Putas(as iniciais por vezes matam...). o teu escroque presidente nao foi condenado? a associação das antas/cedofeita não perdeu pontos ?alias uma pratica antiga, do tempo dos quinhentinhos, do guarda abel, das viagens ao brasil, dos balnearios com cheiro a bagaço... não branqueies as praticas dos energumenos, de gente que antes de não saber perder, não sabe ganhar...escumalha que um pais podre não soube/não consegue meter no sitio certo: a prisão. por muito menos o boavista foi condenado ao limbo. e não me venhas com merdas... tu és do Benfica, um sucessivo conjunto de tristes acontecimentos fez-te mudar, mas para resolver isso tens que procurar ajuda em alguem com formação especifica na area da psicologia ou da psiquiatria...
aquele abraço
pc