Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A bíblia escarlate

Segunda-feira, 07.03.11

 

 

Aproveito as mini-férias por terras algarvias e dedico-me a um jogging matinal. Uma hora depois, para terminar a jornada desportiva em beleza, nada como um cafezinho acompanhado pela lusitana bíblia desportiva. Antecipo já que seja dado grande destaque às queixas benfiquistas, mas, desta vez, a bíblia, cada vez mais vermelhusca, consegue surpreender-me. Já não são as declarações dos ultrajados senhores da nação benfiquista que preenchem as parangonas e pintalgam de escarlate indignação a primeira página. O jornal “A Bola” perde a vergonha, a noção do ridículo, a mais básica noção de isenção e respeito pelo jornalismo sério e honesto e estampa na primeira página estas duas afirmações, obra de jagunços ao serviço de 6 milhões de leitores: “Xistra decide o que estava decidido”, e, esta sim, decididamente o espelho da decadência de um jornal que se vendeu – “FC Porto não precisava deste árbitro para ser campeão por mérito”.

 

Os escribas da bíblia vermelhusca e, certamente, a sua Direcção que terá concordado com esta bela primeira página, afirmaram com todas as palavras que os erros do árbitro Carlos Xistra durante o Braga-Benfica tiveram como objectivo beneficiar o FC Porto. Isto sem provas, sem factos que confirmem a intenção de construir uma relação causa-efeito entre os erros de Xistra e o benefício da equipa portista. A bíblia vermelhusca acusa sem provas, ultrajada pela derrota do seu clube do coração e esquece o que é ser um jornal, o que é o jornalismo, o que foram dezenas de anos a construir uma imagem de seriedade e respeito. Na última página, Vítor Serpa confirma o delinear da conspiração não provada e atabalhoada: “Xistra não pode ter feito de propósito, porque o erro decisivo que cometeu foi demasiado óbvio e demasiado grosseiro. Deve ter lido e ouvido tudo o que se disse antes do jogo e não teve condições psicológicas para aguentar a pressão”. Terá Xistra ouvido Jesus dizer que quando treinava o Braga Xistra era muito querido pelos arsenalistas? Terão os jornalistas de “A Bola” perguntado a Jesus se quando treinava o Braga essa “inclinação” por Xistra lhe causava incómodo? Porque é que só agora Jesus veio afirmar a falta de isenção de Xistra quando estão em causa jogos do Braga? Como agente desportivo com enormes responsabilidades não deveria Jesus ter feito esse alerta para qualquer jogo em que o Braga estivesse envolvido? E aos senhores jornalistas, não ocorreram estas perguntas?

 

 

 

Não, não estou a defender o FC Porto e tenho poucas dúvidas que Pinto da Costa e seus comparsas deverão já ter influenciado uma boa mão cheia de árbitros. Não é isso que está em causa. Do que falo é de um jornal que esqueceu a sua razão de existir, os seus códigos éticos e deontológicos para vender mais, para satisfazer clientelas, para optar por um só lado. Porque em todos os outros jogos em que o Benfica foi beneficiado e o Sporting e o Porto prejudicados, não se escreveu na primeira página que o Benfica não precisava desses erros para alcançar o sucesso. “A Bola” como jornal sério e de referência morreu. É agora uma bíblia inquinada e escarlate.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por bolaseletras às 13:26


19 comentários

De Francisco L. a 07.03.2011 às 15:14

Desde a capa que pôs o Moutinho no Fêcêpê que deixei de comprar este pasquim...

De bolaseletras a 07.03.2011 às 15:29

Fazes bem, Chico. Eu é que sei teimoso e gosto de monitorizar as aleivosias do inimigo...

De Teresa a 07.03.2011 às 15:34

"É agora uma bíblia inquinada e escarlate."

Mas há quanto tempo é que não lias aquilo com olhos de ler? E não é só a Bola...

Hoje vai ser um tom de missa de 7º dia na comunicação social de fazer dó. Nem o Sapo é imparcial. A derrota do Sporting frente ao Benfica não saía da primeira página e realçes... Até deram destaque (mais do que merecido) ao Bolas & Letras, porque dava crédito a quem o tinha; hoje é um deserto silencioso.

Temos (talvez) os media que merecemos ;).

Boas Férias! Aqui chove e troveja :D

De António Boronha a 07.03.2011 às 16:10

Uma opinião lúcida com perguntas (a Jesus) pertinentes.
Abraço e boas féria, mesmo à chuva.

De bolaseletras a 07.03.2011 às 16:25

Obrigado António. Estou pela sua terra, com janela com vista para o relvado do estádio de S.Luís;).

De 6 pontos de nojo a 07.03.2011 às 18:10

mas vais mudar daki a pouco ( espero eu) para um terreno perto...aquele que à noite é só luzinhas bermelhas. mesmo pertinho de onde tás. boa viagem.

De aNNóNNimo a 07.03.2011 às 23:12

mas estás a armar ao pingarelho a tentar ser um simples cocó e chorão adepto dos répteis rastejantes ou é mesmo para te passares por totó ...

nunca 'a bola' teve por lá a garatujar tanto plumitivo a vestir os 'fatinhos' às risquinhas

De Marcelo Silva a 08.03.2011 às 15:39

Caro António,

Há muitos, muitos anos que essa porcaria de papel avermelhado com umas letras mal escritas e um deserto de ideias, é conotado com o clube dos regimes. Hoje, só está pior e já nem tem pejo nenhum em publicá-lo.
O melhor a fazer é não comprar.
Os fiéis leitores de carnide que o comprem e lhe faça bom proveito.
Não acredito que consigam perceber, mas sempre vêem os bonecos.

Abraço

De bolaseletras a 08.03.2011 às 22:15

Marcelo,

Sabes porque escrevi este texto? Porque comecei a ler jornais com a "A Bola", há mais de 20 anos, tenho-lhe um carinho especial. É como uma punhalada, esta perda de seriedade, esta venda de valores. Sinal dos tempos...

De Dylan a 09.03.2011 às 14:29

"Essa porcaria de papel avermelhado" é só um dos jornais que mais se vendem em Portugal. Mal escritas? Homens como Aurélio Márcio, Cândido dos Reis e Carlos Pinhão dão-lhe uma lição na arte da escrita.

De Rui Sousa Pinheiro a 09.03.2011 às 11:22

Grande Tó! Não tenho por hábito comprar os jornais desportivos, bastando-me uma leve leitura dos títulos na net. Apesar dessa circunstância, na segunda não resisti a comprar este pasquim, precisamente pela 1ª página que apresentava, tendo perdido o meu precioso tempo a ler as crónicas, na marginal da Nazaré, logo pela manhã.
1ªs páginas destas só afectam as instituições que visam realçar. É muito mau perder. Mas também diga-se em abono da verdade, quem tem um administrador que foi Vice 1º Ministro do Santana Lopes, e diz alarvidades de todo o tamanho na televisão, só merece apoio deste tipo de pasquins!

De bolaseletras a 09.03.2011 às 11:38

Grande Pinhas,

O jornal desportivo compro-o por vezes para relaxe das meninges, nada como ler sobre tricas da bola para descansar o cérebro. Concordo contigo, para pessoas inteligentes este tipo de manchetes só mancham quem pretendem destacar. O problema é a proporção de pessoas inteligentes que leiem o pasquim...Eu estou-te a ver a acertar com as letras no Carnaval da Nazaré!

Grande abraço

De Dylan a 09.03.2011 às 14:17

Há sempre o isento "O Jogo", não é ?...

"A Bola" é um jornal de referência - já nem digo no desporto - no panorama da imprensa nacional. Neste caso, o jornal aponta erros objectivos do árbitro de Castelo Branco. Talvez o que alguns meios de comunicação social não o façam por medo e subalternização.

De bolaseletras a 09.03.2011 às 15:41

Dylan,

Faço minhas as palavras do Marcelo, vender muito não significa vender qualidade. Se esses vultos do jornalismos desportivo que citas eram grandes, não quer dizer que os seus aprendizes o sejam.

De Marcelo Silva a 09.03.2011 às 15:31

Caro Dylan,
Pode vender imenso, o que não quer dizer nada, pois também se vende muito papel higiénico.
Quantos aos nomes que refere, devem estar as voltas no caixão, pois o jornal que outrora foi deles, vendeu a alma...
Eles escreviam muito melhor do que eu escrevo e nem sequer tenho essa pretensão. E depois não sou lampião como eles eram... Graças a Deus!!!

De Anónimo a 10.03.2011 às 01:20

mané, com a devida distancia da "coisa", apetece-me dizer o seguinte: tambem eu leitor da "bola" vai pra muitos anos(desde o milenio passado...), nao percebo a tua estupefacção... o titulo é 100% fiel ao que se passou na pedreira. Talvez, outros titulos merecessem o teu reparo. mas não, o adn do anti é mais forte...
de resto, se quiseres uma humilde sugestão, a bola só vale a pena ler à 5a feira, dia da coluna da leonor. de resto para a informação em geral tens "O Benfica" à 6a feira e "O Diabo" à 3a feira. Tudo resto nao merece nem um segundo de atenção...
Quanto a ti Pinheiro, deves tar a brincar... tu lá conseguias ler alguma coisa... e depois os representantes do teu Fruta Cafe e Putas são duma eloquencia que assusta...



pc

De bolaseletras a 10.03.2011 às 21:17

Pedro,

Eu sei, com as lentes vermelhas todos os títulos da bíblia são bonitos e honestos. Antes prefiro ler o Diabo que o diabo da L. Pinhão, lá isso é verdade. Folgo em saber que te preocupas em apostar na leitura de refinados textos e pasquins jornalísticos, keep up the good work!

De Rui Sousa Pinheiro a 11.03.2011 às 16:40

Mano: Em relação a essa cidadã de apelido Pinhão (infelizmente frutos dos pinheiros) eu já te dei a minha opinião pessoalmente. Creio que há um trauma que certamente deve nascer ao nível do tálamo conjugal!
De resto quanto ao meu FC Porto, todos falam, falam, mas ninguém prova nada. Entretanto nestes últimos 8 anos, já ganhamos uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e diversos campeonatos. Podem vir dizer que é a roubar e não sei que mais, mas a verdade é só uma, vais à lista de vencedores e em 2003 FC PORTO (UEFA), em 2004 FC PORTO (Champions League) ... mai nada!!!
Mano, faz-me um "like, like, like" no "feicebuqui"!!! lolol!!! Aquele abraço fraterno, extensivo ao nosso amigo Tó!!!

De Anónimo a 12.03.2011 às 10:09

pinha, nao te tenho por distraido...muito menos burro...apesar da associação que os teus amigos te fizeram em cartaz...
quanto á leonor, é uma questão de gosto, ao menos reconheces o valor literário e o fino sentido de humor, não ?
quanto ao outro assunto, é risivel a tua amnésia... então nao ficou provado em tribunal que compraram arbitros oferencendo Fruta Cafe e Putas(as iniciais por vezes matam...). o teu escroque presidente nao foi condenado? a associação das antas/cedofeita não perdeu pontos ?alias uma pratica antiga, do tempo dos quinhentinhos, do guarda abel, das viagens ao brasil, dos balnearios com cheiro a bagaço... não branqueies as praticas dos energumenos, de gente que antes de não saber perder, não sabe ganhar...escumalha que um pais podre não soube/não consegue meter no sitio certo: a prisão. por muito menos o boavista foi condenado ao limbo. e não me venhas com merdas... tu és do Benfica, um sucessivo conjunto de tristes acontecimentos fez-te mudar, mas para resolver isso tens que procurar ajuda em alguem com formação especifica na area da psicologia ou da psiquiatria...
aquele abraço

pc

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor




Flag counter (desde 15-06-2010)

free counters



links

Best of the best - Imperdíveis

Bola, livres directos & foras de jogo

Favoritos - Segunda vaga

Cool, chique & trendy

Livros, letras & afins

Cinema, fitas & curtas

Radio & Grafonolas

Top disco do Miguelinho

Política, asfixias & liberdades

Justiça & Direito

Media, jornais & pasquins

Fora de portas, estrangeirices & resto do mundo

Mulheres, amor & sexo

Humor, sorrisos & gargalhadas

Tintos, brancos & verdes

Restaurantes, tascas & petiscos

Cartoons, BD e artes várias

Fotografia & olhares

Pais & Filhos


arquivos

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D

pesquisar

Pesquisar no Blog