Bolas e Letras
Era para ser sobre futebol e livros. Mas há tanto mundo mais, a mente humana dispersa-se perdidamente, o país tem tanto sobre que perorar, eu perco-me de amores bem para lá da bola e das letras: Evas, vinho, amor, amigos, cinema, viagens, eu sei lá!
La Coca - o tempo suspenso
"Uma manhã passeio por Caminha. Como nos meus anos de rapaz vou tomar o pequeno-almoço à Docelândia e para matar saudades do tempo que não volta pago-me uma orgia de cafés e torradas. O ambiente pouco mudou desde os anos 40. Tirante algum detalhe de vestuário até as mães e avós que tomam chá e hesitam na escolha dos pastéis, dando-se ares mundanos ao soprar o fumo dos cigarros, me parecem as mesmas. Sentam-se lá também os burgueses reformados, debiqueiros, que conversam em murmúrios e pedem copos de água acenando com o tubo dos comprimidos."
“Orgia de café e torradas”, “burgueses reformados debiqueiros”, “acenando com o tubo dos comprimidos”. Rentes de Carvalho tece com palavras as imagens, trata-as com a minúcia de um artesão que termina a última peça de toda uma vida dedicada a criar objectos. Os anos passam pelas aldeias ou pequenas cidades de Portugal e há rituais que cristalizaram, sítios em que as pessoas pouco parecem ter mudado. A mudança, essa suposta peça central da evolução humana sempre incomodou um povo que se faz feliz com pouco, a quem basta um naco de pão na mesa e escutar os miúdos a brincar alegres no quintal da vizinha. É essa lentidão que não cansa o passar dos anos que suspende no tempo o povo retratado em La Coca. É também esse o fascínio de um povo.
Autoria e outros dados (tags, etc)
3 comentários
De Teresa a 04.12.2011 às 20:36
É que todos nós - que não estamos na terra de criação - damos connosco a fazer esse exercício de observação e quasi adoração pelo que foi e continua a ser tiques e hábitos muito nossos.
Boa Semana!
De bolaseletras a 04.12.2011 às 21:10
De Teresa a 05.12.2011 às 09:59
Nas metrópoles resta-nos a javardeira e uma cada vez mais descaracterização de todos e tudo.
É pena!
Reféns de complexos que cortam as luzes de Natal mas contratam 7 Lordes para fazer uns designs não Natalícios, para provar que estamos cada vez mais in e portanto cada vez mais longe de origens que no fundo envergonham, quando deveriam orgulhar...