Bolas e Letras
Era para ser sobre futebol e livros. Mas há tanto mundo mais, a mente humana dispersa-se perdidamente, o país tem tanto sobre que perorar, eu perco-me de amores bem para lá da bola e das letras: Evas, vinho, amor, amigos, cinema, viagens, eu sei lá!
É Carnaval, ninguém leva a mal
Prometi a mim mesmo que não iria criticar o nosso querido luso Carnaval, o que era já um clássico do entrudo do Bolas e Letras. Porque a chuva não pode fazer esmorecer a alegria, porque o frio não manda nisto, porque se olharmos bem para o que se vê pelas ruas das nossas carnavaleiras cidades podemos até descobrir laivos de puro divertimento, muita imaginação e espírito criativo e, claro, não podia deixar de ser, a já clássica sensualidade luso-carnavalesca. Cantam-se loas ao Carnaval brasileiro, mas ninguém aponta o dedo ao excesso de gente desnudada, à vulgaridade e à inegável exploração da mulher enquanto mero pedaço de carne. Fiquem então com algumas belas imagens do nosso encantador e tradicional Carnaval, logo seguidas de outros vergonhosos retratos do lado de lá do oceano. Se há momento em que se pode aplicar com propriedade o ditado “Vá ao diabo e escolha”, este é um deles. Como dizia o bom do saudoso Diácono Remédios, “não habia nexexidade”.
Autoria e outros dados (tags, etc)
4 comentários
De Anónimo a 09.02.2016 às 11:45
porque o carnaval sem cabeçudos não é a mesma a coisa !
diz que ontem em alvalade é que foi ! super desfile, maior concentração de cabeçudos neste carnaval !
pc
De bolaseletras a 09.02.2016 às 14:08
De Teresa a 10.02.2016 às 10:44
Nada disso do outro lado do mundo. Que para isso há calor e um sistema de comunicação que "cala" tudo o que poderá sugerir algo menos do que o Melhor Carnaval do Mundo.
Eu não gosto (muito) do Carnaval. Criada no Norte profundo, o pensar que os cabeçudos iam andar por aí encheu a infância de pavor e só depois do orgulho na tradição. Quando conheci outros carnavais não deixei de o brincar. Depois foi a graça dos filhos mascarados que "crescem" centímetros sob a capa de superherói...
Os miúdos cresceram e é-me completamente indiferente. Ou era até no outro dia por acidente ir parar ao CMTV e às imagens de um qualquer programa da manhã - "Carnaval ao Rubro" - e voltei a pensar que deveria ter gostado mais e brincado mais quando era "normal". É que juntar circo ao carnaval é demais para o bom senso e gosto.