Bolas e Letras
Era para ser sobre futebol e livros. Mas há tanto mundo mais, a mente humana dispersa-se perdidamente, o país tem tanto sobre que perorar, eu perco-me de amores bem para lá da bola e das letras: Evas, vinho, amor, amigos, cinema, viagens, eu sei lá!
Provavelmente, o melhor campeonato do mundo de todos os tempos
Têm sido muitas as vozes que defendem que este é, senão o melhor mundial de todos os tempos, um dos 3 melhores de sempre. Tinha tanto para dizer sobre isto, quase concordando em absoluto (talvez o fizesse, não fosse a desilusão lusitana espicaçar-me a invejinha manhosa), mas há quem o diga muito melhor do que eu. Deixo aqui um trecho de um excelente artigo do The Guardian sobre o tema. Gosto particularmente da ideia nele plasmada, na qual se formula a teoria que a decadência da equipa espanhola e o propalado fim da sua predominância, abriu portas para que os jogos passassem a ser decididos, não pela força duma suprema táctica colectiva, mas sim pela inspiração das estrelas que voltaram a ser os jogadores e não os impenetráveis sistemas tácticos ou as geniais filosofias de jogo. Será também por isso que, não fora o naufrágio da nau Catrineta, este poderia ter sido o melhor mundial de todos os tempos. Enjoy!
“There is perhaps a purely sporting angle to all this, another side-effect of the collapse of Spain’s supremacy at this tournament. That great team were above all a force for tactical collectivism, a team in which – despite their high-grade talents – the ball was always the star. In its absence there is naturally a sense of bracing contrast at the sight of thrillingly expressive individuals driving on a clutch of often rather flawed teams. It is, in part, Spain’s gift to this tournament. The grown-ups have now left the building. In their absence we can enjoy the ragged edges, games decided by moments not method, the rebirth of the lone star.”
Texto completo aqui:
Autoria e outros dados (tags, etc)
5 comentários
De Teresa a 03.07.2014 às 21:15
Aliás acho que (foi) um dos piores de sempre. Até este moment.
Não houve espectáculo lindo. Desesperante sim mas Lindo não houve.
Houve erros que mostraram que entre o céu e a terra há tanta coisa que não interessa. O ambiente e condições têm sido as piores.
O que queres? Coisas de gaja que acha que não basta olhos bonitos e uma conversa encantadora

De facto é um Mundial - ao contrário do anterior que a esta altura estava triste porque cedo acabaria - que estou desejando termine e tudo volte para casa são e salvo.
Espectacular só em termos de imprensa (estrangeira) que protege e esconde tudo o que acontece para perpetuar a imagem de Paraíso na Terra daquele País. Só.
E ao contrário do que diz o HP eu acho que ao perder-se (???) o futebol táctico não se ganha nada... transforma algo profissional em peladinha de calçadão e para isso não é preciso tanto Milhão esbanjado. (sem esse táctico EUA não teriam chegado tão longe wann bet?! Klinsman is above all tactical).
Agora se Inglaterra está à espera de inspiração das estrelas estão lix****. A menos que os afastem de pubs e vida milionária de garrafa na mão em estâncias de luxo nunca mais ganham nada. É que aqueles se não lhes explicarem muito bem não vão lá

Espanha, cedo voltará a ter um Aragonés... quiçá Guardiola e voltam a ser grandes.
Só uma sociedade como aquela para achar que sem regras é melhor

Moments, como sugere o artigo, são muito bons mas deixam-te à espera do je-ne-sais-quoi (neste caso enorme) que faça a diferença. São exactamente esses moments que levam equipas Mediocres + a ganhar campeonatos

De Pedro Nogueira a 03.07.2014 às 21:52
Eu já desconfiava que não percebia nada de futebol, mas agora tenho a certeza :)
Se ganhar a Mannschaft, ainda vá que não vá, que ficam só a um campeonato de apanhar os gajos da pandeireta e dos apitos, mas nem nisso acredito. O Platini já mandou enfiar o vírus da gripe no ar condicionado dos alemães :p
Abraço e Saudações Leoninas, mesmo com camisola de ciclista e calções à Naval 1º de Maio.
*...e não, não quero falar do equipamento alternativo, desse não quero mesmo. Pleeeeeeeaaaaaase!!! :))))
De Teresa a 04.07.2014 às 00:46
O António está desesperado e tolda-lhe a mente pensar que acabando isto só resta Maddie e olhar para aqueles equipamentos. Em vez de charters de chineses vieram só caixas com aquilo, foi?
A Mannschaft já foi. A recuperar de uma virose e naquele ambiente?! Por outro lado pode ser SÓ garganta

Tanta historieta. Os não tácticos choram como bebés e já se chamou a psicóloga porque se perdem, e ao contrário do que diz Scolari, é mesmo o fim do mundo. Os tácticos têm dor de garganta, mas hoje já estão melhorzitos e treinaram todos... Ainda vamos ter os Belgas - cuja Rainha nem os jogadores conhece - a ganhar o caneco... pode ser que ainda só tenham gravado o "B" - nem tudo está perdido


De Jorge a 03.07.2014 às 23:46
Contra fatos, não existem argumentos.
Boa tarde.
De bolaseletras a 04.07.2014 às 09:38
Dadas as vossas reservas e o muito respeito que me merecem as vossas opiniões, concedo que a minha opinião possa ter sido empolada pela fome que tinha de um mundial e também pelo facto de neste ter descoberto e deliciado todos os meus sentidos com a alegria que o meu rapaz mais velho dedicou ao evento. Ainda assim, deixem-me que vos diga, assisti a jogos fantásticos, houve equipas a superarem-se, golos inesquecíveis, defesas para colocar guarda-redes no panteão das lendas. Mas OK, OK, posso-me ter excedido, perdoem o entusiasmo de um entusiasta das coisas da bola e dos exageros tão próprios dos fanáticos!
Bom fim de semana para vocês, que isso é que interessa;-).